12 aplicativos para estudantes otimizarem seus estudos

Terça, 12 de dezembro de 2023
12 aplicativos para estudantes otimizarem seus estudos

 

  • Todoist

 

O Todoist é um aplicativo para organização e gerenciamento de tarefas, projetos e compromissos perfeito para organizar o dia a dia de estudos. 

O aplicativo permite a adição de tarefas, suas datas de vencimento, agendamento de lembretes, priorização de tarefas, divisão em subtarefas, compartilhamento de projetos e muito mais. No entanto, algumas das funcionalidades estão disponíveis apenas na versão Pro. 

 

  • Evernote

 

O Evernote é um aplicativo para anotações, criação de listas e armazenamento de arquivos. O aplicativo sincroniza em todos os dispositivos, mantendo todas as informações importantes à mão.

É possível personalizar as notas com a adição de texto, imagens, áudio, digitalizações, PDFs e documentos. Além disso, o Evernote possibilita a junção das notas, tarefas e calendários para concluir as coisas mais facilmente.

 

  • Forest

 

Se você precisa focar nos estudos, o Forest é um excelente aplicativo para monitoramento de tempo. Cada usuário possui uma floresta virtual, e cada vez que o usuário cumpre o tempo proposto de concentração, uma árvore é plantada na floresta. Quando o tempo não é cumprido, a carcaça da árvore cortada também fica no local.

O Forest também limita o acesso a aplicativos não permitidos na lista designada por você. Assim, quando você se distrai, ele apresenta uma tela para que você volte ao trabalho.

 

  • Focus@Will

 

O Focus@Will também é outro aplicativo para ajudar na concentração. Porém, ele, por sua vez, oferece diversas opções de músicas para auxiliar os estudantes a se manterem concentrados. 

O aplicativo solicita a realização de um quiz para descobrir quais são os seus tipos de músicas favoritos. O Focus@Will é apoiado por neurocientistas de classe mundial, com milhares de horas de faixas exclusivas e mais de 2.000.000 de assinantes.

A ferramenta usa recursos de som descobertos por neurocientistas para ajudá-lo a focar e reter informações. Bem legal, né?

 

  • Quizlet 

 

O Quizlet é uma ferramenta para criar e revisar cartões de memória, facilitando a memorização de conteúdos importantes das disciplinas. Com ele é possível estudar no trajeto do ônibus, na sala de espera de consultórios ou em qualquer lugar.

Transforme seus cartões em avaliações personalizáveis para ir além da memorização com tipos de perguntas que desafiam sua retenção de informações.

 

  • Adobe Acrobat Reader

 

O Adobe Acrobat Reader é um dos mais conhecidos visualizadores de PDF do mercado. Além da visualização, o aplicativo também permite o armazenamento e compartilhamento de documentos. 

O leitor de PDFs é bastante útil para estudantes, pois permite a adição de caixas de texto, notas autoadesivas e destaques. Assim, fica mais fácil otimizar os estudos. 

 

  • Duolingo

 

Um dos maiores aplicativos para o aprendizado de idiomas, o Duolingo utiliza um sistema de gamificação para incentivar seus usuários. De forma divertida e com lições pequenas, é possível aprender uma enorme quantidade de línguas e aumentar seu repertório linguístico. 

O aplicativo disponibiliza uma quantidade limitada de vidas para os usuários diariamente. Para ter vidas infinitas é preciso adquirir o Plano Premium da ferramenta. 

 

  • Khan Academy

 

A Khan Academy é uma plataforma criada para auxiliar estudantes em problemas matemáticos e conceitos científicos. Com conteúdos para todas as fases do ensino, a ferramenta oferece aprendizagem personalizada para os alunos, permitindo que aprendam em seu próprio ritmo, solucionando primeiramente suas dificuldades de compreensão e, depois, acelerando o aprendizado.

A plataforma conta com conteúdo confiável, criado por especialistas, com lições práticas que abrangem matemática, ciências e muito mais.

 

  • Google Drive

 

O Google Drive faz parte de uma série de ferramentas oferecidas pelo mecanismo de busca. O aplicativo é pensado para armazenar todos os seus arquivos em um só lugar.

É possível fazer o upload de imagens, áudios, vídeos, PDFs, e muito mais na plataforma. O Google Drive também sincroniza com outros dispositivos, permitindo que você faça o compartilhamento de arquivos de maneira fácil.

A ferramenta é uma ótima opção para organizar os materiais de estudo, provas, livros, videoaulas e outros conteúdos interessantes para o seu aprendizado. 

 

  • Headspace

 

O Headspace é um aplicativo de meditação com diversos recursos da área para ajudar as pessoas a terem mais qualidade de vida. Para os estudantes, é uma ótima ferramenta para esvaziar a mente e diminuir o estresse para ter mais produtividade. 

O aplicativo conta com centenas de meditações para melhorar o humor, exercícios de relaxamento para dormir, música para concentração e outras funcionalidades. 

 

  • Google Scholar

 

O Google Scholar oferece uma maneira simples de pesquisar amplamente literatura acadêmica. Em um só lugar, você pode pesquisar em diversas disciplinas e fontes: artigos, teses, livros, resumos e pareceres judiciais, de editoras acadêmicas, sociedades profissionais, repositórios on-line, universidades e outros sites. 

A ferramenta do Google ajuda você a encontrar trabalhos relevantes no mundo da pesquisa acadêmica. Ele classifica os documentos da mesma forma que os pesquisadores, avaliando o texto completo de cada documento, onde foi publicado, por quem foi escrito, bem como com que frequência e há quanto tempo foi citado em outra literatura acadêmica.

 

  • Mendeley

 

Essa ferramenta segue a mesma linha do Google Scholar. O Mendeley é uma plataforma de pesquisa acadêmica, onde você pode adicionar documentos diretamente do seu navegador com apenas alguns cliques ou importar qualquer documento da sua área de trabalho. 

É possível acessar sua biblioteca de qualquer lugar, seja no Windows, Mac, Linux e todos os navegadores. Ainda é possível gerar referências, citações e bibliografias em diversos estilos de periódicos com apenas alguns cliques.

Sabemos que a rotina de estudos pode ser cansativa para muitas pessoas, por isso, contar com ferramentas que ajudem a tornar o processo mais dinâmico e tranquilo é fundamental! 

Gostou de saber mais sobre estes aplicativos para estudantes? Compartilhe com um amigo estudante!

Artigos relacionados

5 aplicativos para legendar vídeos automaticamente

5 aplicativos para legendar vídeos automaticamente

Realidade Aumentada: o que é e como funciona?

Realidade Aumentada: o que é e como funciona?

Inteligência Artificial para criar vídeos: confira 5 opções de aplicativos!

Inteligência Artificial para criar vídeos: confira 5 opções de aplicativos!

5 aplicativos para legendar vídeos automaticamente

5 aplicativos para legendar vídeos automaticamente

5 dicas para criar vídeos engajadores

5 dicas para criar vídeos engajadores