Realidade Aumentada: o que é e como funciona?
que é a Realidade Aumentada (RA)?
A Realidade Aumentada é uma tecnologia que permite uma experiência interativa que combina o mundo real e conteúdo gerado através do computador. Ela pode ser experimentada por meio de diversos dispositivos, como aplicativos de celular ou óculos especiais.
Essa tecnologia possibilita a sobreposição de elementos digitais a lugares reais, fazendo com que os usuários interajam com ambos os ambientes, físico e digital simultaneamente.
O Pokémon Go foi um dos aplicativos que ajudou a popularizar a RA, sobrepondo os personagens do jogo no mundo real para que os jogadores conseguissem capturá-los. O Live View do Google também é outro exemplo da aplicação dessa tecnologia ao utilizá-la para guiar os usuários em rotas traçadas.
Como e quando surgiu a Realidade Aumentada?
O surgimento da RA teve início nos anos 60 com a criação de um capacete de visão ótica direta para visualizar objetos 3D no ambiente real desenvolvido por Ivan Sutherland.
Porém, foi em 1992 que o termo ganhou mais notoriedade durante o desenvolvimento do Boeing 747, quando o cientista e pesquisador Thomas P. Caudell observou que os operários responsáveis pela montagem da nova aeronave perdiam muito tempo interpretando as instruções. Caudell então pensou: o que aconteceria se eles tivessem acesso a um monitor que os guiasse durante a instalação? O pesquisador não teve sucesso em sua ideia, porém a partir daí novas perspectivas começaram a ser criadas no campo.
A Realidade Aumentada — ou realidade mista — começou a ter aplicações militares na força aérea americana e, posteriormente, para fins comerciais, como na área do entretenimento e dos jogos.
Quais são algumas das aplicações dessa tecnologia?
Com o passar dos anos, a Realidade Aumentada sofreu diversos aprimoramentos até chegar nos exemplares que temos hoje. A extensão de sua área de aplicação é longa.
Confira algumas das principais atividades em que essa tecnologia pode ser aplicada atualmente, segundo o Iberdrola:
- Cirurgia minuciosa: por meio de tablets ou óculos holográficos, os médicos podem visualizar órgãos em 3D e consultar o histórico do paciente antes ou durante a intervenção cirúrgica.
- Lições que adquirem vida: muitos alunos já desfrutam de cadernos compostos por marcadores especiais que, em frente do monitor do computador ou do dispositivo móvel, reagem oferecendo imagens em 3D.
- Atentos, esportistas: os corredores, ciclistas, alpinistas ou amadores das caminhadas já podem explorar seus trajetos projetando-os em qualquer superfície em 3D para que possam planejar sua próxima aventura e compartilhar suas atividades.
- Traduções imediatas: basta tirar uma fotografia de qualquer texto que tenha em frente (um relatório, um anúncio, uma receita, etc.), para obter uma tradução instantânea.
- Arquitetura inteligente: muitas empresas utilizam a RA para que o cliente verifique em tempo real como sua casa ficará depois de concluídas as obras ou como a nova poltrona combinará com a decoração.
- Ideal para publicidade: desde experimentar roupa virtualmente até ver uma campanha interativa sobre uma parede em plena rua. O potencial de venda e promoção que a RA oferece às marcas é incalculável.
- O Universo mais perto: focalizando a câmera de seu dispositivo móvel no céu, poderá identificar estrelas, constelações, planetas e corpos celestes, além de receber informações adicionais sobre os mesmos.
Neste artigo, vimos como a Realidade Aumentada é uma tecnologia promissora que vem sendo cada vez mais aperfeiçoada para uso no dia a dia.
Gostou de saber mais sobre o assunto? Nos siga em nossas redes sociais e não perca nenhum conteúdo como este!