OTT: o que é e quais são os benefícios que ele apresenta

Terça, 11 de abril de 2023
OTT: o que é e quais são os benefícios que ele apresenta

Você já ouviu falar em OTT? Esse novo formato no mercado dos vídeos tem gerado uma revolução digital e permitido que criadores de conteúdo consigam construir negócios escaláveis e lucrativos na produção de seus vídeos. 

A tendência é que o OTT, ou Over The Top, alcance cada vez mais pessoas, visto que uma pesquisa da Allied Market Research estimou que até 2027 o mercado OTT deverá atingir o valor de US$ 1,039 trilhões. Um número muito significativo, não é?

Quer saber mais sobre o assunto? Então acompanhe o artigo até o final! 

O que é OTT? 

OTT é um serviço que utiliza canais de conteúdos disponíveis na internet para oferecer vídeos a seus espectadores, sem a necessidade de TV a cabo ou outros tipos de assinaturas.

Todas as plataformas de streaming que consumimos diariamente, como Netflix, Prime Video, HBO, entre outros, se encaixam no conceito de OTT, pois só necessitam de conexão com internet e um aparelho para captar o conteúdo. 

Por que é vantajoso investir em uma plataforma OTT?

Os canais de streaming vieram para ficar, trazendo praticidade e acessibilidade a conteúdos que antes só podiam ser acessados pela TV ou rádio. 

Além disso, as plataformas OTT trazem muito mais vantagens para o consumidor e para quem disponibiliza seus conteúdos neste formato de compartilhamento de vídeos.

Confira. 

 

  • Conveniência para assinantes

 

A possibilidade de acessar os conteúdos a qualquer momento, em qualquer dispositivo, é uma das facilidades implementadas pelo OTT.

Seja para consumir um filme no smartphone ou na televisão de casa, as plataformas OTT possuem recursos para qualquer necessidade.

 

  • Custo-benefício

 

O preço acessível também é um dos chamativos dos serviços OTT. Com apenas um montante, que costuma ser barato pela qualidade do serviço oferecido, é possível obter uma quantidade de conteúdos bastante extensa.

As plataformas OTT que disponibilizam filmes e series, por exemplo, costumam ter catálogos com milhares de conteúdos por um ótimo custo-beneficio.

 

  • Conteúdo para todos os gostos

 

Outra grande vantagem das plataformas OTT é a variedade de gêneros disponibilizados, com conteúdos de educação, entretenimento, moda, música, etc.

 

  • Conteúdos esportivos 

 

Para os amantes do esporte não é necessário esperar para conferir os melhores momentos do seu time em uma partida quando o jogo acaba. Muitas plataformas OTT disponibilizam os jogos na íntegra para os internautas. 

 

  • Conteúdo original

 

Além de oferecer conteúdos de outros produtores em sua plataforma, alguns canais OTT também podem investir na produção de seus próprios conteúdos e disponibilizá-los para seus assinantes.

 

  • Feedback do público

 

A interação com os internautas também ficou mais palpável com o surgimento das plataformas OTT. A proximidade entre quem disponibiliza o conteúdo e quem o recebe é muito maior.

A troca de likes, visualizações e comentários também é uma forma de entender como o material está sendo recebido e pode ser uma métrica para a plataforma analisar suas estratégias.

Como criar a sua própria plataforma OTT?

Em linhas gerais, não é difícil criar seu canal OTT. Se você produz conteúdo e deseja compartilhá-lo com mais pessoas, é preciso apenas reunir todo o seu material e encontrar um canal de hospedagem para ele. 

Existem muitos canais gratuitos para compartilhamento de vídeos, e se você procura uma solução mais completa e personalizada, os canais pagos podem ser uma ótima solução.

A Videofront e o Tutor são especialistas em hospedagem de conteúdo, com diversas soluções para otimizar sua produção de conteúdo e atrair mais clientes.

Quer conhecer mais sobre nossos serviços? Acesse nosso site e confira! 

Artigos relacionados

Como criar um aplicativo de streaming? Confira agora!

Como criar um aplicativo de streaming? Confira agora!

Conheça 7 bancos de vídeos gratuitos para utilizar em sua empresa

Conheça 7 bancos de vídeos gratuitos para utilizar em sua empresa

Transmissão ao vivo: confira 5 programas para fazer lives

Transmissão ao vivo: confira 5 programas para fazer lives

Saiba o que é streaming e quais são suas principais vantagens

Saiba o que é streaming e quais são suas principais vantagens

Thumbnail: saiba o que é e quais são os princípios básicos para chamar a atenção do seu público

Thumbnail: saiba o que é e quais são os princípios básicos para chamar a atenção do seu público