OTT: como criar sua plataforma e ganhar dinheiro?

Quarta, 19 de abril de 2023 3 min
OTT: como criar sua plataforma e ganhar dinheiro?

As plataformas OTT, ou Over the Top, têm ganhado destaque nos últimos anos. A facilidade de acesso, o custo-beneficio e a conveniência que oferecem aos seus usuários são alguns dos motivos para sua popularização.

Sendo assim, investir neste formato de mídia pode ser um bom investimento para produtores de conteúdo. Criar sua plataforma OTT é uma maneira de levar seus vídeos para mais pessoas usufruindo de todos os benefícios que este formato proporciona.

Se você é uma dessas pessoas, trouxemos, neste artigo, algumas dicas para te ajudar a evitar alguns erros ao começar neste mercado, e como você pode gerar renda investindo nele.

Confira mais. 

Quais as principais dicas para criar sua plataforma OTT?

Como para cada novo negócio, é necessário pesquisar muito e aprender com os que vieram antes. Saiba quais são as principais lições para criar sua plataforma OTT que sabemos até agora.

Comece simples

Começar simples é a chave para evoluir com segurança no mercado Over The Top. Por vezes, investir em um formato com muitas opções de ferramentas de streaming pode não trazer o retorno esperado para aquele momento. 

Dessa forma, invista em um modelo de negócios mais simples, inicialmente, compreenda a necessidade do seu público e vá aprimorando os serviços da sua plataforma OTT de forma gradual. 

Entenda seu público

Se você não sabe quem está consumindo seu conteúdo e quais são suas dores e desejos relacionados ao seu produto, há grandes chances de que você tenha prejuízos.

É preciso compreender as necessidades do seu público e entender quais são as soluções que seu serviço pode oferecer a ele. Dessa forma, você consegue trabalhar opções e diversificar o conteúdo da sua plataforma de acordo com o que seus espectadores desejam.

Invista em uma tecnologia eficiente

Pesquisar opções de hospedagem para o seu conteúdo é uma parte bem importante do processo. Analise com calma e saiba que escolher a solução mais barata e mais rápida nem sempre pode resultar no objetivo desejado. 

Por isso, invista na qualidade da sua plataforma OTT, isso é fundamental para oferecer uma boa experiência para o seu usuário e fidelizá-los ao seu conteúdo. 

Como ganhar dinheiro com seu canal OTT?

É possível monetizar o seu canal OTT de algumas maneiras. Confira algumas opções e entenda qual pode ser a melhor para o seu negócio. 

SVOD

Nessa forma de monetizar sua plataforma OTT, o usuário pode acessar uma grande quantidade de vídeos por uma assinatura fixa, cobrada de forma diária, mensal ou anual. 

O SVOD permite que o consumidor acesse todo o seu conteúdo através de qualquer dispositivo conectado à internet, podendo renovar sua assinatura no cartão de crédito.

TVOD

O TVOD é também conhecido como pay-per-view e permite que os espectadores paguem pelos vídeos um de cada vez. Você já deve ter ouvido falar do famoso pay-per-view do reality show Big Brother Brasil, certo? 

AVOD

Neste modelo, utilizado por plataformas como o YouTube, o canal oferecer conteúdos gratuitos para os espectadores e vender anúncios para empresas propagarem sua marca para mais pessoas. 

Os criadores de conteúdo podem se beneficiar do AVOD, pois é mais fácil alcançar um maior número de pessoas por meio de um conteúdo gratuito. 

É preciso estudar bastante o mercado, seu público e as possibilidades existentes para o seu modelo de negócios. As chances de que você seja bem-sucedido ao traçar um plano centrado para criar sua plataforma OTT são significativas.

E se você precisa de ajuda, pode contar conosco! A Videofront e o Tutor são plataformas especializadas em hospedagem de vídeos, com soluções personalizadas para sua necessidade.

Fale com nossos especialistas e saiba mais!

Artigos relacionados

Como criar um aplicativo de streaming? Confira agora!

Como criar um aplicativo de streaming? Confira agora!

Conheça 7 bancos de vídeos gratuitos para utilizar em sua empresa

Conheça 7 bancos de vídeos gratuitos para utilizar em sua empresa

Transmissão ao vivo: confira 5 programas para fazer lives

Transmissão ao vivo: confira 5 programas para fazer lives

Saiba o que é streaming e quais são suas principais vantagens

Saiba o que é streaming e quais são suas principais vantagens

Thumbnail: saiba o que é e quais são os princípios básicos para chamar a atenção do seu público

Thumbnail: saiba o que é e quais são os princípios básicos para chamar a atenção do seu público