Livros sobre educação: confira 5 opções para ler agora!

Segunda, 30 de outubro de 2023
Livros sobre educação: confira 5 opções para ler agora!

 

  • Educação como prática da liberdade (Paulo Freire)

 

Escrita em 1967, durante o exílio forçado de Paulo Freire no Chile, a obra tem como principal objetivo alcançar a educação que liberta seres humanos da condição de oprimido e os insere na sociedade como forças transformadoras, críticas, politizadas e responsáveis por todas as pessoas que a integram.

Considerado o Patrono da Educação, Paulo Freire escreveu diversas obras sobre o assunto, recebendo mais de cem títulos de doutor honoris causa, de diversas universidades nacionais e estrangeiras. O educador integra o International Adult and Continuing Education Hall of Fame e o Reading Hall of Fame.

 

  • Como aprendemos (Benedict Carey)

 

A obra do premiado jornalista Benedict Carey traz insights baseados em estudos que se tornaram referência na área de educação para revelar como o cérebro absorve e retém informações - desde o momento em que nascemos, aprendemos de forma rápida, eficiente e automática. Porém, na ânsia de sistematizar o processo, ignoramos ferramentas de aprendizado valiosas e naturalmente agradáveis, como o esquecimento, o sono e os devaneios.

O autor trabalha a premissa de que o cérebro é sensível ao estado de espírito, ao timing, aos ritmos circadianos, ao local e ao ambiente e com problemas para acatar ordens. É uma máquina de aprendizado excêntrica e o autor nos mostra como explorar as peculiaridades do cérebro a nosso favor.

 

  • Cultura da convergência (Henry Jenkins)

 

Henry Jenkins, um dos analistas de mídia mais respeitados dos Estados Unidos, investiga o alvoroço em torno das novas mídias e expõe as importantes transformações culturais que ocorrem à medida que esses meios convergem. 

O autor explora como a cultura de convergência vem mudando a nossa maneira de adquirir conhecimento, fazer negócios, eleger nossos líderes e educar nossos filhos.

 

  • Educação: livre e obrigatória (Murray N. Rothbard)

 

Em sua obra, Rothbard identifica os pontos cruciais do sistema educacional que o condenaram ao fracasso: em cada um de seus níveis, do financiamento ao comparecimento, o sistema se baseia na compulsão e não no consentimento voluntário. E isso acarreta algumas consequências.

Segundo ele, o currículo é politizado para refletir as prioridades ideológicas do regime no poder. Ocorre um contínuo rebaixamento dos padrões para se adaptarem ao menor denominador comum. Não se permite que as crianças mais inteligentes desenvolvam seus potenciais, as necessidades especiais de determinadas crianças são negligenciadas, e os alunos médios são reduzidos a engrenagens anônimas de uma máquina. 

Kevin Ryan, da Universidade de Boston, aponta que se a reforma educacional algum dia conseguir provocar mudanças fundamentais, ela terá que começar com um repensar completo do ensino público como o proposto por Rothbard.

 

  • Reflexões sobre alfabetização (Emilia Ferreiro)

 

A psicologa e pedagoga argentina Emilia Ferreiro descobriu e descreveu a “psicogênese da língua escrita” e abriu espaço para um novo tipo de pesquisa em pedagogia. Sua nova proposição desloca a investigação do “como se ensina” para “o que se aprende”. 

Para ela, o processo de alfabetização nada tem de mecânico do ponto de vista da criança que aprende. A criança constrói seu sistema interpretativo, pensa, raciocina e inventa buscando compreender esse objeto social complexo que é a escrita. Essa mudança conceitual sobre a alfabetização acaba levando a mudanças profundas na própria estrutura escolar.

Neste artigo, vimos 5 livros sobre educação para ler agora e se aprofundar neste universo tão importante para a construção de uma sociedade mais critica e justa.

Gostou deste conteúdo? Se sim, compartilhe para informar mais pessoas!

Artigos relacionados

Comunicação corporativa: o que é e quais são as melhores práticas?

Comunicação corporativa: o que é e quais são as melhores práticas?

4 melhores sites de hospedagem de vídeo grátis para empresas

4 melhores sites de hospedagem de vídeo grátis para empresas

Empreendedorismo digital: confira 5 cursos para usar a internet a favor do seu negócio

Empreendedorismo digital: confira 5 cursos para usar a internet a favor do seu negócio

5 melhores aplicativos para criar vídeos de cursos online

5 melhores aplicativos para criar vídeos de cursos online

47% dos consumidores cancelaram a assinatura de um serviço de streaming devido a problemas de buffering

47% dos consumidores cancelaram a assinatura de um serviço de streaming devido a problemas de buffering