Gestão remota de equipes: quais são as principais estratégias?

Terça, 12 de dezembro de 2023
Gestão remota de equipes: quais são as principais estratégias?

 

  • omunique-se de forma clara e eficiente

 

Com pessoas em diferentes localizações geográficas, a comunicação clara e eficiente é um dos requisitos mais importantes. Para atingir esse objetivo, utilize plataformas de mensagens instantâneas, videoconferências e e-mails para garantir uma comunicação clara. 

Certifique-se de ter canais diferentes para propósito diferentes; com isso, mensagens importantes não são perdidas, prejudicando o fluxo de trabalho.

 

  • Aposte em ferramentas colaborativas

 

Para gerenciar o desempenho das equipes e o andamento dos projetos, aposte em ferramentas colaborativas que facilitam o dia a dia de trabalho

Trello, Slack e Google Workspace são ferramentas para a organização de tarefas que facilitam a cooperação das equipes, sinalizando o andamento dos projetos e permitindo a comunicação entre os colaboradores.  

 

  • Estabeleça expectativas claras

 

Converse com a equipe desde o início para deixar claro quais são as metas, prazos e responsabilidades individuais de cada colaborador. Isso é importante para deixar todos da equipe alinhados, sabendo quais são suas funções na equipe remota. Com isso, é possível obter um ambiente de trabalho mais organizado e orientado para resultados.

 

  • Incentive a autonomia da equipe

 

No modelo de trabalho remoto, é preciso permitir que a equipe tenha sua própria autonomia, para que o dia a dia de trabalho não fique engessado. Os colaboradores podem assumir responsabilidades e tomar decisões sem que precisem ser supervisionados. Isso promove a confiança e a motivação no ambiente de trabalho remoto.

 

  • Estabeleça ritmo e rotina

 

Para manter a equipe no mesmo ritmo, estabelecer horários para reuniões de alinhamento diárias é uma boa opção, por exemplo. Dessa forma, a equipe se sente mais próxima e tem um senso de rotina, que é muito importante para equipes que trabalham remotamente.

 

  • Invista em equipamentos adequados

 

Ofereça equipamentos qualificados para que sua equipe realize o trabalho à distância. Preocupe-se com computadores, internet de qualidade, ergonomia do ambiente de trabalho e outros itens essenciais para um bom desempenho.

 

  • Ofereça feedback construtivo

 

Dentro do trabalho remoto, o feedback é uma ferramenta essencial para que as equipes obtenham o melhor desempenho e trabalhem para melhorar os pontos a serem aprimorados.

Por isso, a cultura do feedback construtivo traz dinamismo para o dia a dia das equipes e auxilia na melhoria dos fluxos de trabalho.

 

  • Exercite a flexibilidade e empatia

 

Cada colaborador atua dentro de um contexto diferente e, assim, é importante estar aberto à diversidade de situações que podem surgir no dia a dia. Exercite a empatia quanto aos horários e as situações pessoais de cada colaborador, pois isso é fundamental para promover a confiança e a flexibilidade no ambiente de trabalho.

 

  • Avalie e ajuste constantemente

 

É preciso estar a par da eficácia dessas estratégias para os gestores e para os colaboradores. Assim, avalie a eficácia das práticas de gestão remota periodicamente.

Analise dados, realize pesquisas de satisfação e esteja disposto a fazer as mudanças necessárias para promover um ambiente de trabalho remoto agradável para todos.

Como vimos, a gestão remota de equipes exige planejamento e acompanhamento direto para que tenha sucesso. 

Este artigo foi útil para você? Nos siga nas redes sociais e não perca nenhuma de nossas novidades!

Artigos relacionados

5 aplicativos para legendar vídeos automaticamente

5 aplicativos para legendar vídeos automaticamente

Realidade Aumentada: o que é e como funciona?

Realidade Aumentada: o que é e como funciona?

Inteligência Artificial para criar vídeos: confira 5 opções de aplicativos!

Inteligência Artificial para criar vídeos: confira 5 opções de aplicativos!

5 aplicativos para legendar vídeos automaticamente

5 aplicativos para legendar vídeos automaticamente

5 dicas para criar vídeos engajadores

5 dicas para criar vídeos engajadores